Como enfrentar uma crise

Em meio as paralisações por conta da epidemia do novo vírus, muitas empresas parceiras e clientes podem passar por períodos de dificuldade.

Por isso, vamos tentar ajudar com nossa expertise em facilities e dar algumas dicas de como sua empresa pode enfrentar esses tempos difíceis.

Você vai ver a seguir:

1) – Não é hora de ganhar dinheiro

É importante entender que o momento de uma crise não tem suas estratégias orientadas para ganhar dinheiro e sim para diminuir prejuízos. Os esforços devem ser direcionados para a retenção dos clientes atuais.

Evite gastar dinheiro e energia com campanhas de aquisição.

2) – Gestão de crise é gestão de negócios

Você e seus clientes vão precisar reduzir custos e tomar decisões difíceis. Tenha em mente que planejamentos e estratégias para gerir crises precisam necessariamente da participação de todos os envolvidos.


Veja também: Como reduzir os custos em tempos de crise


3) – Acompanhe as grandes marcas

Grandes marcas e multinacionais têm departamentos inteiros dedicados a esse tipo de problema. Analise as ações das gigantes do seu segmento. Isso pode ajudar você a enxergar novos caminhos.

4) – Seja rápido, mas sem pressa

Gerenciamento de crises precisam de ações ordenadas, coordenadas e planejadas. Para cada decisão, analise suas consequências e impacto com cuidado. Fazer uma SWOT é fundamental.

5) – Você não é o único com problemas

Lembre-se que outras pessoas (e possivelmente seus clientes) também podem estar com dificuldades. Assim, tudo o que você puder fazer para ajudar será benéfico, inclusive para sua marca.

Um bom exemplo são as companhias aéreas, que estão remarcando voos gratuitamente.

6) – O silêncio é sempre uma opção

Se sua empresa não foi afetada pelo vírus ou você não tem como contribuir efetivamente e positivamente com a comunidade, não se pronunciar sobre o assunto pode ser uma excelente opção. Querer falar sobre um assunto apenas porque todos estão falando, pode passar a imagem de oportunismo.

7) – Não abandone seus funcionários

Sim, a situação pode ficar difícil para todos, mas muitos funcionários, fornecedores e parceiros não são celetistas e são os primeiros a ficar sem nenhuma renda numa crise prolongada. Tente buscar soluções efetivas em conjunto com eles, para que todos possam se apoiar e atravessar esse momento difícil, juntos.

Quando a crise passar, você terá funcionários agradecidos e dedicados.

8) – Essa crise vai passar

É muito importante se isolar fisicamente para conter a proliferação do vírus, mas isso não significa enfrentar tudo sozinho. A tecnologia atual favorece o trabalho em conjunto mesmo com pessoas fisicamente distantes.

Por isso, empresas, funcionários e clientes precisam se apoiar. Apenas trabalhando juntos vamos vencer esse novo desafio.

Esse conteúdo foi útil para você?

Juntos somos mais fortes! Se acredita que essas dicas podem ajudar outras pessoas, compartilhe.

Infográfico
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Gostou do texto? Compartilhe! =)

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Gostou do texto? Compartilhe! =)

LEIA TAMBÉM

Muito obrigado!

Nesse 1º de maio, nós da Work Service queremos prestar uma homenagem especial aos nossos colaboradores e colaboradoras, que estão nas ruas mantendo os ambientes higienizados para nossa proteção e de nossas famílias.

LEIA AGORA >>
Imagem microscópica do coronavírus

Comunicado Importante

Cientes de nossa responsabilidade como empresa e como parte da sociedade, nós da Work Service estamos adotando uma série de medidas para evitar a propagação do novo coronavírus.

LEIA AGORA >>