Em meio as paralisações por conta da epidemia do novo vírus, muitas empresas parceiras e clientes podem passar por períodos de dificuldade.
Por isso, vamos tentar ajudar com nossa expertise em facilities e dar algumas dicas de como sua empresa pode enfrentar esses tempos difíceis.
Você vai ver a seguir:
- Não é hora de ganhar dinheiro
- Gestão de crise é gestão de negócios
- Acompanhe as grandes marcas
- Seja rápido, mas sem pressa
- Você não é o único com problemas
- O silêncio é sempre uma opção
- Não abandone seus funcionários
- Essa crise vai passar
1) – Não é hora de ganhar dinheiro
É importante entender que o momento de uma crise não tem suas estratégias orientadas para ganhar dinheiro e sim para diminuir prejuízos. Os esforços devem ser direcionados para a retenção dos clientes atuais.
Evite gastar dinheiro e energia com campanhas de aquisição.
2) – Gestão de crise é gestão de negócios
Você e seus clientes vão precisar reduzir custos e tomar decisões difíceis. Tenha em mente que planejamentos e estratégias para gerir crises precisam necessariamente da participação de todos os envolvidos.
Veja também: Como reduzir os custos em tempos de crise
3) – Acompanhe as grandes marcas
Grandes marcas e multinacionais têm departamentos inteiros dedicados a esse tipo de problema. Analise as ações das gigantes do seu segmento. Isso pode ajudar você a enxergar novos caminhos.
4) – Seja rápido, mas sem pressa
Gerenciamento de crises precisam de ações ordenadas, coordenadas e planejadas. Para cada decisão, analise suas consequências e impacto com cuidado. Fazer uma SWOT é fundamental.
5) – Você não é o único com problemas
Lembre-se que outras pessoas (e possivelmente seus clientes) também podem estar com dificuldades. Assim, tudo o que você puder fazer para ajudar será benéfico, inclusive para sua marca.
Um bom exemplo são as companhias aéreas, que estão remarcando voos gratuitamente.
6) – O silêncio é sempre uma opção
Se sua empresa não foi afetada pelo vírus ou você não tem como contribuir efetivamente e positivamente com a comunidade, não se pronunciar sobre o assunto pode ser uma excelente opção. Querer falar sobre um assunto apenas porque todos estão falando, pode passar a imagem de oportunismo.
7) – Não abandone seus funcionários
Sim, a situação pode ficar difícil para todos, mas muitos funcionários, fornecedores e parceiros não são celetistas e são os primeiros a ficar sem nenhuma renda numa crise prolongada. Tente buscar soluções efetivas em conjunto com eles, para que todos possam se apoiar e atravessar esse momento difícil, juntos.
Quando a crise passar, você terá funcionários agradecidos e dedicados.
8) – Essa crise vai passar
É muito importante se isolar fisicamente para conter a proliferação do vírus, mas isso não significa enfrentar tudo sozinho. A tecnologia atual favorece o trabalho em conjunto mesmo com pessoas fisicamente distantes.
Por isso, empresas, funcionários e clientes precisam se apoiar. Apenas trabalhando juntos vamos vencer esse novo desafio.
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