Sebrae lança guia de gestão financeira para empresas em tempo de coronavírus

Muitas empresas começam a passar por dificuldade devido ao isolamento necessário para conter o avanço do novo coronavírus. Para auxiliar essas empresas nesse momento difícil, o Sebrae lançou um Guia de Gestão Financeira baseado em medidas alinhadas às do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mostrando como os pequenos empreendedores podem realizar um controle de finanças preciso diante das possíveis complicações do atual cenário – que envolvem redução no movimento de clientes, faturamento menor e redução na produção.

Caixa também anuncia medidas

A Caixa Econômica Federal também anunciou, nesta quinta-feira (19), novas medidas de combate ao coronavírus e de apoio às empresas e pessoas físicas. Entre as medidas, estão a redução dos juros e a suspensão, por 60 dias, no pagamento de empréstimos (principal e juros).

Dicas do Sebrae para enfrentar a crise

  • Faça uma previsão das despesas para um período de dois ou três meses. Se possível, identifique esses valores de acordo com o tipo de despesas.
  • Procure negociar as despesas com maior impacto no seu negócio
  • Evite fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios.
  • Procure negociar também as despesas bancárias, buscando um prazo maior para o pagamento dos seus compromissos.
  • Estude a possibilidade de realizar promoções de produtos que estejam no estoque há muito tempo e disponibilize serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes. A ideia é aumentar o faturamento.
  • É importante saber que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está apoiando empreendedores que estejam enfrentando dificuldades em função do coronavírus. Os cinco maiores bancos do país, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander, anunciaram que vão prorrogar, por 60 dias, os vencimentos de dívidas de micro e pequenas empresas e também de pessoas físicas, para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

Acesse aqui o Guia de Gestão Financeira do Sebrae

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Gostou do texto? Compartilhe! =)

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Gostou do texto? Compartilhe! =)

LEIA TAMBÉM

Muito obrigado!

Nesse 1º de maio, nós da Work Service queremos prestar uma homenagem especial aos nossos colaboradores e colaboradoras, que estão nas ruas mantendo os ambientes higienizados para nossa proteção e de nossas famílias.

LEIA AGORA >>
Como enfrentar uma crise

Como enfrentar uma crise

Em meio a todas as paralisações por conta da epidemia do novo vírus, muitas empresas parceiras e clientes podem passar por períodos de dificuldade. Por isso vamos tentar ajudar com nossa expertise em facilites e dar algumas dicas de como sua empresa pode enfrentar esses tempos difíceis.

LEIA AGORA >>
Imagem microscópica do coronavírus

Comunicado Importante

Cientes de nossa responsabilidade como empresa e como parte da sociedade, nós da Work Service estamos adotando uma série de medidas para evitar a propagação do novo coronavírus.

LEIA AGORA >>